História do Grupo

Foi mais ou menos assim como tudo começou...

Em 1998, já haviam alguns grupos organizados de proprietários de “veículos de recreação”, entre eles o Rodamundo (SC), o Rancho Móvel (RS), Grupo dos Estradeiros (PR) e ainda alguns outros menores não oficializados. O estado de São Paulo, que não contava com um grupo organizado, com toda certeza tinha um contingente bastante representativo e suficientemente capaz de aglutinar estes apaixonados por “trailer ou motor home” e pelo campismo propriamente.

Foi daí que o Luís Antônio Pinto Matheus, proprietário da Motor Trailer, resolveu dar uma “força”. A princípio foram feitas algumas reuniões em Pirassununga e também no extinto camping Santa Fé, na região de Itú, onde decidiu-se pela formação de um grupo. Nesta ocasião, algumas pessoas  tentaram dar um início na associação, porém não houve uma coesão do grupo e  este não vingou.

Um ano depois, com a presença de quase 30 equipamentos, finalmente no dia 22 de maio, no Sítio do Guedinho, na cidade de Caçapava Velha, após duas assembléias o grupo foi fundado. Neste dia foi escolhido por votação, o nome vencedor “Pé na Estrada”.

Os componentes da então diretoria, foram escolhidos e indicados, e foram:

Presidente:                   Wellington de Moraes Júnior;

Vice Presidente:           Maria do Carmo Lemos de Oliveira (in memoriam);

1º Secretário:               Inácio

2º Secretário:               Nibaldo Nélio Rodriguez Tejos;

1º Tesoureiro:              Euclides de Carvalho Nogueira Júnior;

2º Tesoureiro:              Vera Lúcia Moia;

Conselho Deliberativo

Presidente:                   Cláudio Giraldelli David

Vice Presidente:           Luís Antonio Pinto Matheus

Conselheiro:                 Roseli Araújo Vitello

Conselheiro:                 Dolores Massaguer de C. Nogueira

Conselheiro:                 José Augusto Wallner

Conselheiro:                 Olga Maria Cardoso de Moraes

Conselho Fiscal

Conselheiro:                 José Martinho de Souza Rodrigues

Conselheiro:                 Dorival Prestes Ascencio Prado

Conselheiro:                 Danilo Perez Rubini

A partir deste dia, estava formada a Associação Paulista dos Proprietários de Veículos de Recreação Pé na Estrada.

Sem experiência alguma mas com muita garra e disposição para encarar o grande desafio, começamos a organizar alguns encontros, muitos deles inclusive se tornaram tradicionais, como a Festa de Aniversário, a Motor Home Romaria a Aparecida, entre outros.

Com o passar do tempo, muitos colegas foram saindo da diretoria inicial, alguns por motivos particulares, outros por mudança de cidade e substituídos por outros. Infelizmente nossa amiga Maria do Carmo, vice presidente do grupo, nos deixou de uma forma muito triste, partindo desta vida prematuramente.
Com a entrada do Ruber na vice presidência e do Roberto Couto para a tesouraria, o grupo ganhou força e seguiu em frente.

A cada ano que passava mais e mais pessoas se alinhavam ao novo grupo. Hoje conta com mais de 200 pessoas associados, muitos inclusive oriundos de outros estados, tais como Rio de Janeiro e Minas Gerais, além do Nordeste e Sul do país.

Após 5 anos com a mesma diretoria (1999-2004), assume um novo grupo para comandar a associação, com o Ilson Rodrigues de Souza (Santista) como presidente e Manuel Marques (o Português) como vice presidente, além de grande equipe de colaboradores como Miúdo (Devair), Toninho (Guarú), Edson (Bolota), Chicão e Edson (Lua Nova), Rogério, Antonio Joaquim, Newton (Gordinho), Nivaldo (Tico), Celso (Caramujo), e muitos outros que estão sempre ajudando nos encontros.

Com a renovação da diretoria, houve uma injeção de ânimo no grupo e os encontros começaram a ficar mais numerosos e consistentes. Tanto que a festa de 6º aniversário de 2005, em Pirassununga – foi simplesmente a melhor de todas.

Infelizmente, nem tudo é alegria para o grupo. Mais uma vez  o grupo se entristece com a perda inimaginável dos dois membros mais importantes de sua diretoria: o vice presidente, Manuel Marques e o presidente Ilson Rodrigues de Souza.

A vida continua e o grupo continua firme em sua meta, que é realizar passeios e encontros, viajar e viajar...

Para quem é campista, iniciou acampando com barraca, possuía um trailer, camper ou motor home, a Associação Pé na Estrada é considerada como um “divisor de águas”: com sua criação, tudo se tornou diferente. Hoje é impossível programar um passeio sem consultar o site, o grupo de discussão na Internet ou mesmo telefonar para os muitos dos amigos que fizemos.
Sendo uma novidade para muitos, esta nova prática de campismo trouxe para nós, um novo conceito e estilo para viajar. Com o “Caravanismo”, que é o ato de viajar em grupo, conhecemos novos lugares e conquistamos novos amigos.
Com a associação obtivemos mais representatividade com os fabricantes e fornecedores de equipamentos, principalmente  frente aos proprietários de campings.

Este é o início da pequena história do Grupo Pé na Estrada.
Se você foi protagonista da mesma, parabéns.
Você também faz parte da nossa vida.

 

Wellington de Moraes Junior
Ex-presidente
Outubro/ 2005.

 

"Um homem precisa viajar. Por sua conta, não por meio de histórias, imagens, livros ou tv.
Precisa viajar por si, com seus olhos e pés, para entender o que é seu.
Para um dia plantar as suas próprias árvores e dar-lhes valor.
Conhecer o frio para desfrutar do calor. E o oposto.
Sentir a distância e o desabrigo para estar bem sob o próprio teto.
Um homem precisa viajar para lugares que não conhece para quebrar essa arrogância que nos faz crer o mundo como imaginamos, e não simplesmente como é ou pode ser; que nos faz professores e doutores do que não vimos, quando deveríamos ser alunos e simplesmente ir ver..."

Almir Klink