Destino Mercosul

OLÁ PESSOAL,

Estivemos viajando pelo Uruguai agora em janeiro, numa turma de 07 “casas rodantes” como eles chamam por lá, e podemos dizer que foi uma experiência incrível. O povo uruguaio é extremamente simpático, atencioso, adoram brasileiros e estão sempre dispostos a ajudar. Para resumir o que fizemos e podermos dar algumas dicas para quem quiser se aventurar, nós fizemos o roteiro abaixo :

1) Saimos de Gramado (onde passamos o reveillon) no dia 02/janeiro, em direção a  Porto Alegre, pegamos a BR-290 (Oswaldo Aranha) e  pernoitamos no km 372/Posto BR, em Vila Nova do Sul (posto ótimo, nos deu água e luz - só a turma dormindo lá), e no dia seguinte chegamos a Santana do Livramento/Brasil (rodamos 592 km), e entramos no Uruguai por Rivera, que fica na divisa com o Brasil. Lá fomos fazer compras no free shopping e pernoitamos no Camping Municipal de Rivera (o próprio pessoal do camping fez contato para nós alugarmos um ônibus para passearmos, camping simples porém com um lago lindo, muito arborizado). No dia 04 passamos pela Aduana/Vigilância Sanitária  (ruta 5), viramos à direita na ruta 30 e fomos por ela até Artigas, onde almoçamos e fizemos compras para abastecimento de "comidinha" no Supermercado TATÁ, rede famosa no Uruguai. De Artigas continuamos na ruta 30, seguimos até perto de Bella Unión, então viramos à esquerda na ruta 3 e seguimos em direção a Salto, onde ficam as Termas de Arapey ( rodamos 395 km) – lugar muito bonito, bem organizado, tem SPA, hotelaria, chalés e uma área imensa para acampar (lá o pessoal ainda acampa muito de barraca). Ficamos lá por 03 dias e nos divertimos muito, e haja "água caliente"  (www.hoteltermasdelarapey.com). Quando saímos de Arapey,  retornamos a ruta 3, passamos por Salto e fomos em direção a Colonia Del Sacramento, com uma parte antiga “tombada”, um patrimônio histórico, linda de ser visitada, a cidade mais antiga do Uruguai. Em Colonia (rodamos 539 km) pernoitamos uma noite na rua em frente aos Bombeiros (lá não há mais camping, foi desativado)  e depois descobrimos um local chamado  "Complejo La Caballada" ( sr Gerardo Gómez Merladett- celular 099523262 ou teléfono fixo 052-21280), uma área imensa que o pessoal usa meio como camping, fomos muito bem recebidos e ficamos por lá mais um dia. Depois saímos de Colonia, pegamos novamente a ruta 3, no caminho fomos até a Colônia Valdense (suiça) e seguimos em direção a Montevideo, onde passamos o dia rodando por toda a orla marítima (a dica é entrar pelo porto e ir seguindo pela orla, vista muito bonita). Daí seguimos pela ruta 9 para Punta Del Este, entrando por Punta Ballena (sem comentários, lá tem que visitar a CASAPUEBLO, do famoso artista Carlos Páez Vilaró - admirável !!!!) e depois fomos para o Camping San Rafael  (www.campingsanrafael.com.uy) em La Barra-Punta onde ficamos por 04 dias (rodamos 320 km). Punta Del Este é lindo demais !!!! praias, mar de um azul belíssimo, as noites encantadoras,  repletas de agito, fomos aos cassinos CONRAD e MANTRA , fizemos passeios por todas as praias, show ... lugar que realmente tem que ser visitado no Uruguai. De Punta saímos pela ruta 9 em direção ao Chuy/Uruguai (rodamos 208 km) onde pernoitamos no Camping Turístico Chuy (www.complejoturisticochuy.com) , super estruturado, com hotelaria, SPA, chalés de todos os tamanhos, ótima área para acampar . No dia seguinte, fomos para o Chui/Brasil para fazer comprinhas, afinal ninguém é de ferro,  né ....rsrsrs... Depois de gastar um dinheirinho,  voltamos para a ruta 9, e é aquele chapadão que vai do Chui até Pelotas (rodamos 245 km), onde paramos para dormimos no Posto Angaratto (ótimo), 20 km antes de Pelotas (também nos deu água e luz) e no dia seguinte continuamos nossas férias, agora já dentro do nosso país, fomos descansar no Camping Costa do Sol, em Floripa..

O que podemos dizer a todos é que, quando der, façam essa viagem, vale a pena, ela é simplesmente maravilhosa ...

Um abração a todos, e se alguém quiser alguma dica mais detalhada, é só nos contatar.

Nivaldo Massa (Tico) e Cida Massa (Tica)