Reboques ilegais apreendidos

A Polícia Civil de Minas Gerais realizou nesta quinta-feira (29/07), a operação Noakes visando combater fraudes em emplacamentos. Durante a ação, foram apreendidos 14 veículos inacabados, um notebook e documentos. Também foram emitidos 14 mandados de prisão e 16 de busca e apreensão pelas polícias civis em municípios de 5 estados: MG (Divisa Alegre, Palmópolis e Uberaba), GO (Goiânia) SP (Aguaí) PR (Cascavel) e SC (Balneário Camboriú e Itajaí).

Oito empresas e três sites de vendas on-line também são investigados pela Polícia Civil de Minas Gerais suspeitos de fazerem parte de um esquema para regularização de reboques e semirreboques de origem ilegal. Somente empresas devidamente homologadas pelo Denatran podem fabricar reboques ou semirreboques. Apesar disso, eles estão sendo fabricados sem critérios técnicos, por empresas sem autorização legal. Nos casos investigados, uma homologação legal está sendo utilizada para gerar e incluir Números de Identificação Veicular (NIV) na Base Nacional de Veículos Automotores (Renavam), e alimentar notas fiscais emitidas por “empresas de aluguel”. Essas notas possibilitavam o registro e emplacamento de veículos usados, deteriorados e até provenientes de crimes patrimoniais.

Empresas fantasmas ou ilegais passaram a vender notas para indivíduos que fabricavam esses veículos de forma artesanal, sem nenhum critério de segurança. Essa organização criminosa vendia as notas, o interessado fazia a supressão do chassi anterior e lançava aquele chassi que era gerado pela empresa homologada que havia conseguido a homologação pelo Denatran. Com isso, de posse da nota fiscal e também com o registro na base do Renavam, esses indivíduos conseguiam regularizar os seus reboques não apenas em Minas Gerais, mas em todo o país. No total, 296 mil reboques e semirreboques estão sob investigação, dos quais 75,5 mil já foram bloqueados. As cidades envolvidas na ação não foram informadas.

Entenda

Reboques são veículos que ficam apenas engatados no veículo automotor – que pode ser um carro ou um caminhão, por exemplo. Já o semirreboque, além de ser engatado, também fica apoiado na carroceria do veículo.

O nome da operação (Noakes) é referência ao agente de segurança britânico Sidney Noakes que após a 2ª Guerra Mundial, estava em um posto de controle na Alemanha e identificou um líder da polícia nazista que se passava por um oficial de baixa patente apresentando documentos falsos para escapar.


 

Ricardo Amatucci Jornalista MTB 79742/SP
Geração de conteúdo iestrada.com.br
Fotos: Polícia Civil de Minas Gerais