Casal morre em motorhome (atualizado 5/8)

A secretária municipal da Educação de Gravataí, Sonia Oliveira e seu marido, Ricardo Abreu, foram encontrados mortos no Gramado Camping dentro de um motorhome. Sonia e Ricardo não davam notícias desde o último sábado (31/07), o que chamou atenção dos filhos. Os policiais encontraram os corpos no final da tarde de terça, 03/08.

Ainda não há informações oficiais sobre as causas das mortes. A Polícia Civil trabalha com a hipótese de asfixia por inalação de gás que pode ter sido proveniente do sistema de aquecimento.

“Só a partir do trabalho pericial é que saberemos quais foram as causas da morte do casal. Até o momento, foi realizada somente uma análise superficial”, explicou o delegado Gustavo Celiberto Barcellos, titular da DP de Gramado. “Nós encontramos as carteiras e os documentos das vítimas, que estavam intactos. Não há sinais externos de violência física. Também constatamos que o botijão aparentava estar vazio, e o equipamento que faz a transmissão do gás estava aberto. Por isso, há a possibilidade de asfixia”, explicou Barcellos.

Ainda será realizada perícia no veículo para determinar as circunstâncias da morte.

Em nota oficial a Prefeitura de Gravataí comunicou o falecimento, homenageando Sonia Oliveira como “uma das figuras públicas mais queridas de Gravataí”. Ela era filha do ex-prefeito e ex-deputado estadual Dorival de Oliveira. Foi decretado luto oficial de três dias e a suspensão das aulas nesta quarta-feira, 4 de agosto.

Sônia e Ricardo completaram  38 anos de casados em maio e deixam dois filhos e um neto.

Confira as orientações do Corpo de Bombeiros sobre o tema “gás”:

Cheiro de gás nunca é normal. Ao senti-lo procure segurança, abra as janelas e feche os registros.

– Nunca compre de fornecedores clandestinos, somente dos credenciados;
– Se o botijão estiver amassado, enferrujado ou se o lacre estiver rompido, não compre;
– Jamais use uma mangueira de gás que não tenha o selo do Inmetro;
– As mangueiras devem ter, no máximo, 1,25 metro de comprimento;
– Mangueira de botijão de gás tem validade! Veja se está dentro do prazo e sem rachaduras;
– O registro deve ter a gravação do certificado NBR 8473;
– Sempre utilizar as abraçadeiras próprias do registro de gás;
– Não utilize ferramentas como alicates ou martelos para rosquear o regulador de pressão. Apenas a força das mão é suficiente para fechar;
– Para evitar vazamentos, passe uma esponja com sabão em torno do regulador. Se fizer bolhas, o gás está vazando. Reinstale. Se o problema persistir, retire o gás imediatamente de sua casa;
– Se o gás estiver vazando, não acenda nada. Fósforo e até interruptor de luz podem causar explosão;
– Por fim, em caso de acidente com fogo, mantenha a calma e ligue 193 para falar com o Corpo de Bombeiros.

Atualização (5/8):

Após exame realizado por peritos do Posto Médico-Legal, na tarde de ontem, 4/8, foi constatada a morte por asfixia em razão de monóxido de carbono. Já os peritos criminais identificaram um vazamento de gás em razão de uma falha no aquecedor do veículo.

“Em princípio, foi confirmada a nossa tese de investigação de que, em razão de problemas nos equipamentos de aquecimento, esse gás ingressou no ambiente das vítimas que, provavelmente, estavam dormindo e não perceberam, o que levou à asfixia”, explicou um dos peritos.

O motorhome não foi fabricado por nenhuma empresa conhecida e ainda está sendo periciado pela Polícia Civil. O veículo é um furgão adaptado.


 

Ricardo Amatucci Jornalista MTB 79742/SP
Geração de conteúdo iestrada.com.br
Fotos: Reprodução internet Jornal NH/Polícia Civil