Uruguai: abertura de fronteiras

O presidente uruguaio Luis Lacalle Pou anunciou neste segunda, dia 9/8 que o Uruguai vai reabrir suas fronteiras.

Estrangeiros completamente vacinados com propriedades no país, seus cônjuges e filhos poderão entrar a partir do dia 1º de setembro. Menores de idade da família – entre 12 e 18 anos – se não tiverem sido vacinados em seus países de origem, poderão ser vacinados gratuitamente na chegada, segundo as autoridades sanitárias do país.

Entretanto, os estrangeiros – incluindo nós brasileiros – só poderão entrar no Uruguai a partir de novembro, todos completamente vacinados.

Com 3,5 milhões de habitantes, o Uruguai foi um dos países que mostrou os maiores avanços sanitários durante a pandemia, e os menores índices de mortes e contaminação. Hoje tem 65% de seus cidadãos totalmente vacinados e 73% com ao menos a primeira dose.

O Ministério da Saúde Pública uruguaio anunciou que vacinará com uma terceira dose de Pfizer aqueles que receberam duas doses da Coronavac.

As autoridades do país esperam chegar à chamada imunidade de rebanho, atingida com 75% da população imunizada, até a reabertura das fronteiras.

Ricardo Amatucci Jornalista MTB 79742/SP
Geração de conteúdo iestrada.com.br
Fotos: Creative Commons